Este é um tema que precisa ter voz na nossa Sociedade Portuguesa , aliás em todo o Mundo até.
A nossa Sociedade diz-se uma Sociedade evoluída, cada vez temos mais tecnologia, telemóveis e carros topo de gama, vestuários sempre da última moda, decorações luxuosas nas casas, viagens pelo estrangeiro, vivemos cada vez com mais luxo.
Mas situações de abusos sexuais em crianças continuam a acontecer todos os dias.
A Sociedade evoluiu exteriormente, no entanto a sociedade esqueceu-se de evoluir nestas décadas a nível consciencial, emocional, mental. E os problemas das sociedades de antigamente perduram. Os abusos sexuais, abusos de poder familiar e laboral, violência doméstica, violência nos namoros, violência racial etc.., vícios, homicídios, suicídios, escravatura, etc..
Por incrível que pareça, tudo isso continua a existe na nossa sociedade portuguesa.
Nas notícias, nas tvs e redes sociais fala-se muito de Pedofilia, os meios de comunicação adoram explorar as notícias quando um pedófilo é apanhado em flagrante.
No entanto, ainda é muito encoberto e nem sempre se fala que a maioria dos pedófilos, a maioria dos abusos sexuais das crianças era realizado, e é realizado, dentro de casa, entre os próprios familiares, ou pessoas de sua inteira confiança, como por exemplo padres, professores, vizinhos, amigos.
Cá e lá, surge uma notícia nesse sentido, mas ainda não se fala muito abertamente sobre isso na nossa sociedade e dentro das próprias famílias. As famílias preferem fechar os olhos, deitar para debaixo do tapete o que se passa, infelizmente.
E não existe consciencialização, para trabalhar com as famílias neste sentido para que este abusos dentro de casa, dentro do lar, deixem de acontecer.
É necessário proteger as crianças.
Na minha profissão de Hipnoterapeuta chegam-me nas sessões de terapia muitas histórias duras de ouvir. Em que clientes se abrem contando sobre terem passado pelo trauma de abuso sexual na infância ou outros tipos de abuso.
E para meu espanto, todos os abusadores de quem ouvi histórias, nenhum era desconhecido, eram familiares próximos e a maioria deles viviam dentro de casa.
Seja nas minhas sessões de terapia, seja nos meios de comunicação social, os relatos mostram que os abusadores sexuais estão na sua maioria dentro de casa, são: avôs, pais, padrastos, primos, vizinhos, amigos da família e por aí vai. Também surgem abusos feitos por pessoas do sexo feminino por exemplo avós, madrastas, amigas da família, mas em menor escala.
Sabemos também que muitos dos abusadores sexuais de hoje em dia, já foram um dia também crianças abusadas no passado. E sabemos também que muitas destas crianças abusadas de hoje podem vir a tornar-se abusadores, se não forem trabalhados os seus traumas.
Então eu atrevo-me a dizer que : As nossa famílias estão doentes, e famílias doentes geram sociedades doentes, que geram países doentes, que geram um planeta doente. E como referi em cima, não me refiro só a esta questão de abuso sexual de menores como também em outros sentidos como violência doméstica, pornografia, jogo, vícios, entre outros, mas deixarei esses temas para outro momento.
Agora vamos apenas focar nesta questão da pedófilia e abuso sexual de menores.
Gostava aqui de frisar que muitas das crianças abusadas, em algum momento relataram, comunicaram a alguém da família o que se passava com elas. muitas contaram às mães, madrinhas, avós, mais raro contarem a alguém do sexo masculino. Em algumas das vezes não foram ouvidas pelos familiares, e algumas vezes até foram maltratadas, chamadas de mentirosas, ou de oferecidas, ou ainda de quererem destruir a família.
Ouvem-se histórias de mães que “ofereciam” e possivelmente oferecem, as suas filhas ao namorado, padrasto das crianças, como forma de o manter na relação e este continuar a sustentar a família, ou a permanecer na relação com a mãe.
Existem relatos de todos os tipos nos meios de comunicação social, veja e ouça quem quiser.
Esses relatos são reflexos da nossa sociedade atual, não é apenas um caso que surge na tv.
Na tv surge apenas o caso que foi descoberto, e quantos casos iguais existem no nosso país que continuam encobertos?.
E enganem-se aqueles que julgam que isto é algo apenas de famílias pobres e disfuncionais ou de drogados.
Os Abusos sexuais surgem em todas as classes sociais e em todo os tipo de família.
Embora as crianças muitas vezes se fechem e não contem a ninguém o que experienciaram e dos abusos que sofreram, muitas acabam por contar, por vezes os familiares acabam por descobrir. Por isso, muitas famílias sabiam no passado do sucedido, mas resolveram abafar e não falar. Possivelmente hoje em dia muitos sabem e continuam calados.
E estas eram e possivelmente ainda são algumas das razões para as famílias saberem e calarem.:
- Era vergonha para a família se a sociedade soubesse.
- A criança ia ficar com a vida manchada e destruída se a sociedade soubesse.
- As questões financeiras e de subsistência familiar iria ficar em risco se a sociedade soubesse.
- a polícia e a justiça não resolvem nada quando sabem destes assuntos, nem vale a pena fazer queixa(alguns tiveram más experiências e cria descrédito das instituições)
- Se surgia uma gravidez na pré adolescente era feito um aborto ou dada essa criança para adoção para a vida dessa jovem não ser afetada.
- e outras razões se apresentavam.
E quanto será o tamanho do estrago dessa vida por não ter sido falado, resolvido a situação.? Fica a questão.
Hoje em dia está em voga na comunicação social falar-se da Pedófilia por membros da Igreja Católica, e muito se fala dos abusos dos padres, e a meu ver ainda bem que se fala. E que as pessoas começam a não ter medo de falar.
Mas é importante falar dos abusos dentro de casa também, nos abusos dos próprios familiares e de pessoas próximas dos familiares.
É preciso as famílias estarem atentas e protegerem as suas crianças.
Vou deixar aqui alguns alertas.
Quando as crianças vão dormir para casa de familiares e para casa de amiguinhos, ou vão a festas de amiguinhos, vocês progenitores, vocês cuidadores não sabem quem lá estará nessa noite, ou nessa festa, tenham cuidado, protejam os vossos filhos.
Vocês progenitores ou cuidadores, quando recebem visitas em casa, sejam de familiares, sejam de amigos, estejam atentos, protejam as vossas crianças, os vossos filhos dentro da vossa própria casa.
Enquanto vocês dormem os vossos filhos podem estar a ser abusados nos seus próprios quartos.
Também estejam atentos a adolescentes e pré adolescentes, que por vezes utilizam as crianças mais jovens como cobaias para experienciarem e praticarem práticas sexuais. E não me refiro apenas a rapazes, as raparigas também se incluem, no meio de jogos e brincadeiras muitas vezes se colocam práticas sexuais onde as crianças mais novas são iniciadas sem saberem a práticas sexuais.
Estejam atentos, atentos, atentos, protejam as vossas crianças, protejam os vossos filhos.